Diante das diferentes realidades encontradas nas escolas municipais da sede, do campo e das praias surgiu a necessidade de realizar encontros com os gestores separadamente por área. Assim, seria possível identificar os avanços e dificuldades de cada clientela de acordo com o seu ambiente. O objetivo dos encontros era propor algumas intervenções pedagógicas para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Dentre as temáticas discutidas destacou-se: Avaliação de aprendizagem como ferramenta de intervenção pedagógica, Análise dos resultados do IDEB (2007 / 2009), do Simulado Municipal (5º ano e 8ª série) e Provinha Brasil (2º ano), além de orientações para o cumprimento das 25 horas para professores dos anos iniciais e educação infantil de acordo com o PPP das escolas, Conselho Escolar, Ficha FICAI, Unidade Executora, Feira de Conhecimento e Feira Científica e Desfile de 7 de Setembro com o tema: "Efeitos da Guerra da Balaiada em Humberto de Campos.
O primeiro encontro por área aconteceu nos dias 19 e 20 de maio com os diretores das escolas das praias, Santa Clara, Cedro e Carrapatal, foi coordenado pelas técnicas pedagógicas Gelcilene e Valésia. A principal temática abordadas foi “Avaliação de Aprendizagem como Ferramenta de Intervenção Pedagógica”.
Nos dias 08 e 09 de junho foi a vez dos gestores da sede, coordenado por Isabel Cristina Cruz Frazão, teve como assuntos abordados: IDEB (2007/2009) resultado do simulado da educação Infantil, 5º ano, 8ª série (9º ano ) e do 2º ano da Provinha Brasil, Festa de São João, Feira de Conhecimento e Cientifica, cronograma da Tenda de Leitura da sede e desfile das escolas.
E para finalizar foi realizado o Encontro de Gestores das Escolas do Campo, nos dias 18, 19, 20 e 21 de julho de 2011, onde foram discutidos os assuntos relacionados acima.
Todos os encontros foram acompanhados pela coordenadora do Departamento Pedagógico a Srª Isabel Cristina Cruz Frazão e da Secretária Municipal de educação a Srª Raimunda Nonata Oliveira.
Foi sem dúvida uma prática inovadora que trouxeram muitos resultados positivos, a partir dessa divisão por áreas foi possível identificar a realidade de cada um e melhor entender o funcionamento das escolas.