15 de junho de 2011

Formação Continuada para Professores da Escola Família Agrícola

Aconteceu na sede da União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão - EFA's, na cidade de Bacabal-MA, no período de 09 a 13 de maio. A Escola Família Agrícola Olegário Maio, localizada no Povoado São Miguel-Humberto de Campos, foi representada pelo técnico agrícola e monitor Ronilson Marques, o gestor da escola e o presidente da associação da EFA Olegário Maia. O município de Humberto de Campos vem incentivando os técnicos e monitores a desempenhar um bom trabalho. Dessa forma, o objetivo principal dessa formação foi orientar diretores e monitores sobre a Pedagogia da Alternância no Ensino Fundamental com pré-adolescentes.

Formação Continuada para Professores da EJA

Foi realizada no período de 12 a 14 de abril de 2011, com a temática "Metodologias Diversificadas", participaram 20 professores. Teve por objetivo capacitar esses profissionais para melhor desempenhar suas atividades pedagógicas.

Formação Continuada: Descritores da Prova Brasil

No período de 12 a 14 de abril foi realizado a Formação Continuada para Professores do 5º Ano (25 professores) e 9º Ano (20 professores de Língua Portuguesa e 16 de matemática) da rede municipal, com carga horária de 24 horas. A referida formação teve como objetivo, oferecer subsídios para elevar o IDEB do município.

14 de junho de 2011

I Encontro da Frequência Escolar

Foi um sucesso o I encontro da freqüência Escolar/ Bolsa Família, realizado no dia 25 de maio no laboratório de Informática da EM Santa Rita, contou com os gestores das Escolas do Campo e Ag. Administrativos das escolas da Sede, tendo como palestrante Roziane Mata da Silva Operadora Municipal Máster do Programa Bolsa Família.
Durante o encontro foi debatido as questões:
  • Conhecendo o programa Bolsa Família
  • Entendendo o projeto presença
  • Objetivo do programa Projeto Presença
  • Como utilizar as ferramentas do Projeto Presença
  • Trabalhando as condicionalidades
  • Como utilizar corretamente os motivos e justificativa da tabela de baixa frequência.
Estes tópicos foram tomados como desafio durante a gestão de 2011. Tomando como principal objetivo o acompanhamento das fragilidades de aprendizagem de boa parte dos nossos alunos, sensibilizar todos da educação para se articularem e fazerem um trabalho orquestrado, articulado que tenham como foco a intersetorialidade dentro da própria Educação.
O que nos deixou muito felizes foi a vontade de todos estarem trabalhando em conjunto na perspectiva de colocar em prática uma das preocupações do programa que é a implementação de monitoramento pelas escolas. O encontro também oportunizou a importância dos gestores estarem buscando meios para erradicar a evasão escolar por Raimunda Nonata Oliveira (Secretária de Educação).


Diretores e administrativos engajados no acompanhamento da Frequência Esoclar